Notícia

Dois açudes no Ceará começam a sangrar faltando 15 dias para o início da quadra chuvosa

O açude Patos em Sobral e o Forquilha em Forquilha, começaram a "sangrar" (verter suas águas) devido às fortes chuvas de pré-estação registradas na semana.
: Dois açudes no Ceará começam a sangrar faltando 15 dias para o início da quadra chuvosa
Foto: Cogerh/Governo do Estado/Reprodução

Dois açudes no Ceará, o Patos em Sobral e o Forquilha em Forquilha, começaram a “sangrar” (verter suas águas) devido às fortes chuvas de pré-estação registradas na semana. Isso ocorreu faltando apenas 15 dias para o início da quadra chuvosa, que vai de fevereiro até maio

  • Açude Patos: Localizado em Sobral, o açude atingiu seu volume máximo de 7,55 milhões de metros cúbicos pela terceira vez consecutiva. As chuvas de quarta-feira, 15 de janeiro, que chegaram a aproximadamente 140 mm, resultaram em um aumento de 45% no volume do açude em apenas dois dias.

  • Açude Forquilha: Situado no município de Forquilha, na região do Acaraú, o açude ultrapassou a marca de 50,1 milhões de metros cúbicos também pela terceira vez consecutiva. Na quinta-feira, 16 de janeiro, o município registrou um acumulado de 203 mm de precipitações.

  • Situação geral: O volume atual dos 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de 8 bilhões de metros cúbicos, equivalente a 43,2% da capacidade máxima do Estado.

As chuvas de pré-estação reforçam a importância dos reservatórios no abastecimento e na segurança hídrica do Ceará, especialmente em regiões dependentes dessas estruturas para consumo humano e atividades econômicas

Editoriais

Institucional

Blogs e colunas